Teresa Santos

10 Janeiro, 2017

Sou Teresa G. Santos e frequentei a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, no Curso de Marketing Turístico em EaD (Ensino a Distância), tendo iniciado no ano letivo de 2010/2011 e terminado no ano letivo 2012/2013.

Recordo as excelentes condições da ESTM, a todos os níveis – instalações, localização e equipamento. Apesar de se tratar de um curso em EaD, marcou-me o espírito de entreajuda com os colegas, não só de turma, mas também com os colegas do regime em pós-laboral. Inigualável foi o empenho de grande parte dos docentes naquele que eu, pessoalmente, considero ser o regime de aprendizagem do futuro – o e-Learning / Social Learning. Para mim, sem dúvida, esta foi a grande mais-valia do curso.

Na verdade, terminei há menos de um mês. No entanto, ainda na reta final da licenciatura, iniciei a Pós-Graduação em Marketing Digital no IPAM Lisboa. Procuro agora as alternativas de Mestrado, que me permitirão evoluir ainda mais e atingir os objetivos pessoais que determinei.

Tenho já 20 anos de experiência em Marketing, e assumi também recentemente a Direção de Marketing de uma empresa brasileira do setor das energias renováveis e do investimento, que está a implantar-se em Portugal (como “porta de entrada” na Europa).Paralelamente, sou formadora certificada pelo IEFP, e dou algumas formações modulares na área de Marketing.

Estou ainda envolvida num Projeto de Responsabilidade Social – uma associação local para a educação, cultura e cidadania – no qual integro os Órgãos Sociais como Vogal da Direção, e assumo a responsabilidade pelas áreas de Marketing, Comunicação e RP.

O IPL, além da consolidação de conhecimentos por via da formação académica na minha área de trabalho, contribuiu para abrir os meus horizontes e redefinir um pouco os meus objetivos profissionais. Desenvolveu em mim um profundo interesse pelo e-Learning e pelo Social Learning, enquanto forma de partilha de conhecimentos e base de aprendizagem ao longo da vida. Acredito hoje que a aprendizagem não se esgota na formação académica e que, cada vez mais, se baseia numa componente de constante colaboração, partilha de conhecimento, e socialização. Ao nosso ritmo e à nossa medida.

No futuro, espero que a Rede IPLeiri@lumni contribua de forma ativa para a consolidação desses valores que defendo – que funcione como uma plataforma de colaboração, de troca de experiências, e que possibilite que continuemos o nosso processo de aprendizagem ao longo da vida através da “fatia” social que no une. A criação de um “repositório de conhecimentos” onde os Alumni possam, partilhar casos e experiências que de alguma forma possam ajudar os outros no seu dia-a-dia (do género “how to”…). A dinamização de encontros virtuais regulares (através do Google Hangouts, por exemplo) sobre diversos temas, com a participação conjunta dos Alumni e dos Docentes, e que possam ser assistidos ao vivo (e em versão gravada/podcast) pelos atuais alunos dos diferentes cursos. Por exemplo, organizar-se uma sessão sobre “a importância dos gestores de marketing no turismo”, com a participação de dois ou três Alumni de Marketing Turístico, e de dois ou três Docentes (como os Profs. Rui Martins, Michael Schon, Júlia Fonseca ou Paulo Lourenço) e abrir essa sessão aos atuais alunos, como forma de promover a interação, o gosto pelas novas tecnologias e o debate de experiências.

Para o testemunho curto, clique aqui