Raquel Reis

23 Fevereiro, 2017

Sou Raquel Elis Gonçalves Florença Reis e, entre 1996 e 2000, fiz a Licenciatura em Educação de Infância no Pólo das Caldas da Rainha da Escola Superior de Educação de Leiria (ESEL). Sou Educadora, mãe, polivalente, intensa, criativa, curiosa, sensível, espírito livre e com milhões de reticências…

Recordo com muita saudade cada momento que passei no curso. Refiro-me a momentos, pois os locais foram vários. O nosso primeiro ano de curso foi nos pavilhões do Parque D. Carlos I, lugar mágico e insubstituível que guardo no coração e em que fui muito bem acolhida, de forma muito especial pelas funcionárias que lá trabalhavam e todos os dias nos mimavam com o seu carinho [quem sabe, para colmatar a ausência da família]. Ao longo dos outros anos passámos pelas aulas em museus, poeticamente falando a admirar as estátuas ainda em construção, enquanto tentávamos concentrar-nos nas metodologias, sociologias e antropologias ligadas ao curso… valeu a experiência, pois enriqueceu o nosso olhar perante as artes!

Finalmente, no sumptuoso e imponente edifício da então ESTGAD, para o qual tivemos que cooperar, em estreita relação de comunidade, na mudança de instalações. Em suma: memórias de crescimento pessoal na partilha, camaradagem e cooperação que ficarão para sempre como uma etapa maravilhosa da minha vida.

Finalizado o curso, iniciei o meu percurso profissional em 2000 na Região Autónoma da Madeira, região na qual apenas passei por três escolas, todas no mesmo concelho, Calheta, do qual saí para fazer a licenciatura. Pertenço ao Quadro desde 2004 e posso dizer que meu percurso profissional tem sido muito estável, rico e satisfatório. Concretizei projetos de articulação entre o Pré-escolar e os outros ciclos. Além da já estabelecida articulação com o 1º ciclo, criei também o Clube “De mãos dadas”, mais especificamente com o 2º e 3º ciclos, em que se projetaram atividades conjuntas pelos jovens para serem aplicadas às crianças da Pré, o que estreitou os laços e enriqueceu a nossa experiência em todas as perspetivas. Tive a possibilidade de alargar o meu percurso profissional como formadora adstrita à DRE e acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua. Em 2013 concluí a Pós-Graduação em Psicoterapias Ativas, área que tenho associado à prática educacional, para o desenvolvimento pessoal dos alunos.

Atualmente, trabalho numa escola dinâmica e aberta à comunidade, na qual sou Quadro de Escola e tenho a possibilidade de trabalhar com as diversas idades da primeira infância: da creche ao pré-escolar. Neste momento, estou integrada no grupo de formadores da DRE que irá dinamizar um projeto de formação específica na área de Educação de Infância.

Porque a vida não se limita apenas à profissão, tenho abraçado outros desafios. Além dos projetos de formação, desenvolvo um trabalho de divulgação e partilha de prática através do blogue http://cantinho-dos-afetos.blogspot.pt/. Sou também facilitadora de práticas de Meditação Ativa, Mindfulness e Educação Expressiva para crianças nas Oficinas Cri-Ativas.

Tive o privilégio de estudar num ambiente em que éramos todos muito próximos e colaborativos, quase uma família! Nesse sentido, a aprendizagem cooperativa continua sendo um dos eixos da minha prática como educadora. Mas não só, também marcou a minha personalidade, e muito pela positiva!

O cariz prático de que se compõem os currículos dos cursos lecionados no IPLeiria, associado ao devido rigor científico mais trabalhado na componente conceitual, deu-me uma preparação muito eficaz e assertiva, para início de carreira. Sem dúvida, que saímos todos com uma excelente “bagagem” para iniciar e poder continuar o nosso percurso.

Da Rede IPLeiri@lumni espero que continuem a trabalhar, como tão bem o têm feito, no sentido de manter o nosso “cordão umbilical” em estreitos laços com a Escola que viu nascer grandes profissionais… sem qualquer dúvida! E somos muito gratos!

Para o testemunho curto clique aqui