Francisco Loureiro

1 Agosto, 2017

O meu nome é Francisco Serra Loureiro e sou natural da Figueira da Foz, cidade onde resido atualmente. Fui estudante da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, tendo frequentado a Licenciatura em Solicitadoria, entre 2011 e 2014, e o Mestrado em Solicitadoria de Empresa, entre 2014 e 2016.

Ao iniciar esta aventura de voltar a estudar numa fase mais adiantada da minha vida (após 20 anos de interregno de estudos), nunca imaginei colecionar momentos tão inesquecíveis como aqueles que vivi na ESTG e que criaram as melhores memórias do meu tempo de estudante do ensino superior. Sem dúvida, que a maior valia que levo da minha passagem pela instituição são as pessoas que conheci ao longo destes 5 anos. Funcionários (sorrisos e disponibilidade permanente), docentes (capacidades pedagógicas de eleição e uma proximidade com os estudantes fantástica), dirigentes (sempre abertos ao diálogo e a escutar o lado dos estudantes), colegas de curso e colegas dos diferentes órgãos académicos, nos quais tive oportunidade de representar os estudantes e participar ativamente em prol da defesa e desenvolvimento de toda a comunidade académica (Conselho Pedagógico, Conselho Académico, Conselho Geral, Comissão Científico-Pedagógica e Núcleo de Solicitadoria). Todos foram importantes para que, ainda hoje, me sinta “em casa” na ESTG e no IPLeiria e todos, de maneiras diferentes, foram de uma extraordinária importância para o bom desenrolar deste percurso. Sem dúvida que, além das excelentes condições de estudo que esta instituição oferece, o fator humano é, no meu entender, fundamental para o potenciar das capacidades dos estudantes que por aqui passam. Cinco anos não são 5 dias e muitas das relações que se estabeleceram, são hoje amizades que levo comigo para a vida.

Finda a licenciatura e paralelamente à frequência do Mestrado em Solicitadoria em Empresa, inscrevi-me no estágio da Ordem dos Solicitadores e Agentes de Execução, tendo obtido aproveitamento e subsequente acesso à possibilidade de exercício da função de Solicitador, no final do ano de 2016.

Atualmente, em paralelo com as funções que já desempenhava anteriormente na “The Navigator Company”, abri atividade como Solicitador, tendo escritório na Figueira da Foz (Facebook: franciscoserraloureiro). Além das atividades supra, tenho o maior gosto em me encontrar a lecionar na ESTG, como Professor Assistente Convidado, integrando o Departamento de Ciências Jurídicas da nossa prestigiada instituição.

Em simultâneo, e mediante a (curta) disponibilidade de tempo, vou criando alguma produção científica, sendo que já tive o gosto de ver alguns artigos meus publicados em revistas com edição em Portugal e no Brasil. (https://www.linkedin.com/in/francisco-serra-loureiro-83158b37/)

Como facilmente se constata, a passagem pela ESTG/IPLeiria foi determinante para a minha valorização como profissional. A oportunidade de lecionar, atividade que, admito, me fascina, bem como a possibilidade de iniciar uma atividade por conta própria, só surgem graças a todos os ensinamentos adquiridos ao longo destes 5 anos. Mas, mais importante ainda, entendo que a minha principal valorização se deu a nível pessoal. Foi esse o principal mote para iniciar todo este percurso que aliado a uma ideia de “sair da zona de conforto”, me levou a iniciar esta aventura e vejo hoje que a minha evolução foi tremenda. O contacto com uma nova realidade, o constante superar de desafios, os novos conhecimentos e, essencialmente, as novas amizades, fazem de mim uma pessoa muito mais “rica de conteúdo” do que era anteriormente.

Obrigado ESTG e IPLeiria. Obrigado Rede IPLeiri@lumni pela oportunidade. Sem dúvida, que esta Rede é uma excelente e inovadora iniciativa. A informação, a partilha, as atividades, tudo é importante para que o nosso laço com esta instituição se mantenha bem firme e que, com o passar do tempo, a ligação com o IPLeiria não se torne uma mera e longínqua recordação. Bem hajam pelo vosso trabalho!

Para o testemunho curto clique aqui