Ricardo Fonseca

8 Setembro, 2017

Chamo-me Ricardo Fonseca e, entre 2001 e 2006, frequentei a licenciatura em

Enfermagem, na Escola Superior de Saúde de Leiria.

Guardo ótimas memórias do meu tempo de estudante em Leiria e no IPLeiria, podendo dizer que foram uns ótimos anos que vivi como estudante nesta mágica cidade, com um ambiente estudantil soberbo. Recordo cada passo do meu percurso como estudante, tornando-me Enfermeiro, recordando o papel primordial de cada professor, colega, mentor entre outros, neste meu percurso.

O ambiente na Escola era muito bom, tal como a relação com as restantes Escolas e alunos do Instituto, havendo um ótimo espírito de união entre todos. Recordo com saudade, alegria e orgulho o ter sido aluno deste majestoso Instituto, o IPLeiria.

Após o término do curso, estive parado apenas 3 meses (entre julho e outubro), altura em que comecei a trabalhar como enfermeiro, no Hospital Dona Estefânia em Lisboa, na área da pediatria.

Ao mesmo tempo, comecei a dedicar-me à escrita e terapias complementares, dada a minha paixão pela escrita e pelo cuidar holístico, tendo publicado três livros originais, participado em diversas coletâneas, elaborado artigos não científicos, entre outras atividades.

Mantive sempre o meu percurso relacionado com a enfermagem, com o cuidar, tornando-me Mestre em Cuidados Paliativos, membro da Academia Internacional de Poetas e Escritores em Enfermagem (Academia IPÊ), com sede em Brasília que promove a escrita em Enfermagem e membro da Linha de Investigação “Emoções em Saúde” da UI&DE da ESEL (Lisboa).

Criei há 7 anos a terapia “Escrita Terapêutica”, onde a escrita é utilizada como uma ferramenta terapêutica na gestão de emoções.

Atualmente, sou enfermeiro em pediatria (no mesmo hospital, onde estou há 11 anos), sou escritor, formador e terapeuta escrevendo na minha página do Facebook, ministrando workshops, palestras pelo país.

Para além disso, tenho outros projetos como escritor e terapeuta, que podem conhecer melhor na minha página de Facebook/ Ricardo Fonseca – Escritor, em www.facebook.com/RicardoJSFonseca

O IPLeiria contribuiu em grande medida para me tornar no Homem e no Enfermeiro que sou, pois contribuiu para o meu crescimento como ser humano, através de tudo o que vivi durante os anos em que fui estudante, resultado das relações vividas nessa altura e que ainda hoje perduram.

Da Rede IPLeiri@lumni espero que seja uma plataforma de reencontro com antigos colegas, amigos, mantendo a união entre todos os alunos.

Para o testemunho curto, clique aqui