Carolina Caetano

1 Março, 2018

Chamo-me Carolina Caetano, sou de Lisboa e frequentei o curso de Som e Imagem (ramo de imagem), de 2010 a 2013 na ESAD.CR.

Tendo em conta o percurso académico tradicional, comecei a licenciatura mais tarde que o normal e, já tendo estudado pós-produção de vídeo anteriormente, entrei para o curso com a mentalidade de aprender o máximo possível e reunir ferramentas para o meu futuro profissional.

Como o futuro decorre sempre, mesmo que minimamente, de forma diferente do que imaginamos, o inesperado da minha experiência na ESAD.CR foi ter tido a confirmação da minha paixão pela área através das interações que tive ao longo do curso, com colegas, professores e técnicos desta instituição. Percebi que o que torna qualquer experiência gratificante é a oportunidade de criarmos ligações através da partilha e que os conteúdos por si só não são o que criam entusiasmo. Aprendi também que quando somos nós próprios e mostramos vulnerabilidade, aproximamos as pessoas que queremos ter à nossa volta.

O curso é composto por disciplinas muito variadas mas que se completam, tanto ligadas à parte técnica como teórica da área, dando aos alunos a oportunidade de adquirir um conhecimento geral abrangente, que poderá ser mais ou menos aprofundado (em qualquer das matérias) consoante a vontade e dedicação de cada um.

Uma das experiências que mais influenciou onde me encontro hoje, pessoal e profissionalmente, foi ter feito Erasmus. Em 2012 fui estudar Film and TV para o IADT em Dublin e, tendo prolongado o período de Erasmus para o segundo semestre, aí concluí a licenciatura.

Como nessa altura o mercado de trabalho em Portugal não se mostrava promissor, decidi ficar em Dublin pois as oportunidades pareciam melhores. Embora tenha tido logo algum trabalho freelance em câmara e edição de vídeo, no primeiro ano precisei de arranjar outra fonte de rendimento e, enquanto fui criando mais contactos na área, trabalhei part-time numa loja. Entretanto deixei esse trabalho e comecei a trabalhar só por conta própria, maioritariamente em edição de vídeo. Em 2016 comecei um full-time numa casa de produção, como pós-produtora de vídeo e operadora de câmara, onde aprofundei conhecimentos e ganhei muita experiência relativamente às diversas etapas de uma produção audiovisual.

Em Outubro de 2017, com saudades, um bocado farta do clima e cansada do regime laboral que estava a ter, decidi voltar para Portugal após perceber que construir a minha vida à volta da sua parte profissional não me é tão gratificante como o contrário. Assim sendo, agora trabalho em Lisboa, por conta própria (www.carolinacaetano.com).

Considerando tudo isto que acabo de relembrar, tenho a certeza que os meus tempos na ESAD.CR tiveram uma contribuição enorme para estar onde estou hoje, pessoal e profissionalmente.

Espero que a rede IPLeiri@lumni promova a aproximação entre os alunos do IPLeiria, que dê a conhecer as suas histórias a pessoas do exterior (através de workshops, masterclasses, divulgação online de conteúdo e da rede, etc) e que todo este processo facilite a e motive a adesão de mais pessoas.

Para o testemunho curto, clique aqui