Fernando Simões

5 Março, 2018

Sou o Fernando Manuel Colaço Simões, 39 anos. Frequentei a Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, no curso de Som e Imagem com especialização em Imagem, iniciado no ano letivo de 2006/2007 e concluído no ano letivo de 2009/2010.

Entrei no curso para me formar numa nova área profissional, porque me encontrava insatisfeito com o emprego que tinha na altura. A minha experiência na ESAD.CR revelou-se muito mais que apenas uma formação profissional. Revelou-se um percurso de autodescoberta. O curso, não só me ensinou a exprimir criativa e artisticamente, como me ensinou a “pensar” criativa e artisticamente, resultando numa nova perspetiva de ver o mundo.

Sou uma pessoa com dificuldades em relacionar-me, mas isso não me impediu de fazer novos amigos na ESAD.CR, amigos entre colegas de curso e de Escola e, também, amigos entre os funcionários e professores. Algumas dessas amizades duraram apenas o meu tempo no Curso, enquanto outras ainda se mantêm nos dias de hoje, e anseio pela possibilidade de voltarmos a colaborar em futuros projetos. Quando tenho oportunidade, regresso às instalações da ESAD.CR para visitar as pessoas que ainda se encontram lá.

Guardo com carinho todos os momentos que passei nesta Escola, desde as aulas ao convívio com os colegas, aos trabalhos de grupo e requisições de material, às ideias desafiantes dos professores e às minhas próprias ideias, por vezes, talvez demasiado ambiciosas, incluindo o meu projeto final de curso que, se não estou em erro, é o único filme longa-metragem realizado até hoje na ESAD.CR.

O meu período na ESAD.CR foi, sem qualquer dúvida, o período mais feliz da minha vida. Serei eternamente grato a todos aos meus colegas, professores e funcionários pelo papel fulcral na minha formação e crescimento, enquanto pessoa e profissional do ramo audiovisual.

Concluído o curso, estive alguns meses à procura de emprego no meio audiovisual e, em Março de 2011, ingressei na empresa Young Channel, dedicada à produção de conteúdos audiovisuais direcionados para adolescentes, numa plataforma online. As minhas funções consistiam na captura e distribuição de filmagens para os diferentes editores, edição de vídeo e operador de câmara. Após um mês fui dispensado, tendo sido contratado apenas para aliviar a carga de trabalho.

Nos verões de 2010 e 2011, fui operador de câmara em casamentos para uma loja de fotografia.

Entre 2010 e 2014 fiz parte de um grupo de teatro amador, em que assumi funções de auxiliar de técnico de vídeo e som, para além de ator.

Nos anos letivos de 2011/2012 e 2012/2013, ingressei no Mestrado de Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico na Escola Superior de Teatro e Cinema, na Amadora, mas não o completei, ficando pelo grau de Pós-Graduação.

Atualmente, sou funcionário de uma pequena firma retalhista de peças e acessórios para automóveis.

Estou a preparar um canal de youtube dedicado ao comentário de diversos eventos nacionais e mundiais, segundo a minha perspetiva pessoal.

Estou também em início de elaboração de um argumento para a minha primeira curta-metragem.

Espero que esta Rede de Antigos Estudantes do IPLeiria seja uma forma de manter contacto entre antigos estudantes e, talvez até, uma base de dados para que possíveis empregadores possam contratar talentos e os alunos possam arranjar emprego.

Para o testemunho curto clique aqui