Ricardo Crispim

19 Março, 2018

Sou o Ricardo Crispim e frequentei a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais no curso de Licenciatura em Educação Social (2009). Frequentei também o Mestrado em Ciências da Educação – área de Especialização em Educação e Desenvolvimento Comunitário (2011) e conclui a Licenciatura em Serviço Social (2017).

(a sorrir) Do IPLeiria, nomeadamente da ESECS, guardo as melhores recordações!

Recordações essas transformadas em amizades, em boas relações entre professores, demais profissionais e Direção escolar, e muito, muito trabalho árduo e estudo afincado. Tudo isto foi e é possível devido ao inexcedível profissionalismo, amabilidade e dedicação do corpo docente e não docente da escola que me acolheu.

Uma vez que o meu percurso profissional andou sempre de mãos dadas com o percurso académico decidi investir na minha profissão dedicando o meu projeto final de Mestrado na investigação acerca do “Técnico Superior de Educação Social (TSES), enquanto moderador de pessoas e redes. O perfil do TSES na promoção da religação entre o idoso institucionalizado em estruturas residenciais e as redes sociais’.

Após ter terminado o Mestrado investi, a par do trabalho que desenvolvo numa Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, na área da formação, designadamente na formação contínua e de atualização. Esta, apesar de ocorrer pontualmente, é uma vertente da educação que me fascina.

Em 2014 cofundei a Associação PORMaior – Técnicos em Rede pelo Bem-Estar Sénior.

Após ter terminado a primeira licenciatura (Educação Social) ingressei numa Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, comummente designada por ‘Lar de Idosos’, na cidade de Leiria. Instituição onde exerço a minha profissão até à presente data.

Recentemente dedico parte do meu tempo à criação de materiais didáticos com maior expressão junto da população sénior.

Desde o último trimestre de 2017 que, movido pela importância da partilha, criei a minha página profissional na plataforma Facebook e o meu site…

https://www.facebook.com/ricardocrispimeducadoreassistentesocial

rmscrispim.wixsite.com/ricardocrispim

O percurso que fiz no IPLeiria, nomeadamente a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, enquanto estudante, foi uma autêntica prova de superação e, naturalmente, propício para o meu crescimento pessoal e intelectual. Percebi, na essência dos cursos que frequentei, quem queria ser enquanto profissional e de que modo as ferramentas técnicas, metodológicas e cientificas adquiridas me influenciariam enquanto profissional. Atualmente, as licenciaturas e mestrado almejados permitem-me, por um lado, refletir acerca da prática profissional que desempenho, e por outro lado, questionar-me quem sou enquanto profissional.

Desde cedo acreditei na partilha enquanto veículo de melhores pessoas e profissionais fascinantes. Por isso considero a rede IPLeiri@lumni não como um simples veículo, mas um enorme autocarro de experiências onde todos os tripulantes (antigos e atuais estudantes) não precisam de pagar bilhete para entrar. Basta partilhar o seu conhecimento, as suas experiências, os seus anseios, e outras tantas coisas capazes de fazer andar a vontade de aprender mais!

Para a manutenção da rede IPLeiri@lumni seria interessante criar momentos de (in)formação protagonizados pelos antigos estudantes do IPLeiria de modo a partilhar experiências e conhecimentos.

Para o testemunho curto, clique aqui