Joana Palaio

23 Março, 2018

O meu nome é Joana Palaio e frequentei a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria, entre o ano de 2012 e 2016, no curso de Licenciatura em Fisioterapia.

Recordo com muita alegria o momento em que soube que fiquei colocada no curso que mais desejava no IPLeiria! As maiores memórias que guardo enquanto estudante da ESSLei são, sem dúvida, as praxes, os momentos entre amigos, enfim, todas aquelas memórias que recordo com nostalgia, até as noites mal dormidas enquanto estudava para as frequências e os trabalhos de grupo realizados até às tantas! Tenho de mencionar também que nunca me esquecerei dos “corredores da morte”, como chamávamos, enquanto esperava à porta da sala para realizar a avaliação prática e oral. Foram momentos de muito nervosismo onde tentava abstrair-me, dando por mim a contar o número de azulejos naquelas paredes! Medidas “desesperadas” para tentar corresponder à exigência dos professores.

Ainda durante o 4º ano do curso, comecei a trabalhar em duas clínicas privadas enquanto instrutora de Pilates Clínico (Ansião e Condeixa-a-Nova). Desta forma, assim que terminei a Licenciatura, comecei logo a trabalhar a tempo inteiro como Fisioterapeuta.

Neste momento, trabalho numa clínica privada em Miranda do Corvo e acompanho também uma equipa masculina de futsal de seniores, dando igualmente apoio aos escalões de juniores, iniciados e juvenis. Recentemente, iniciei um trabalho mais direcionado para a população idosa, em cuidados de reabilitação física em cuidados paliativos num lar em Souselas/Coimbra. Sempre procurei conhecer um pouco todos os estádios da vida do ser humano, realçando sempre uma vertente mais holística e multidisciplinar. Participo também no projeto de voluntariado “2×40 wheelchair in Europe” onde a protagonista, Vera Almeida, portadora de distrofia muscular, vai já este verão iniciar uma longa viagem pela Europa à procura de acessibilidades.

Nesta fase, estou a frequentar o 1º ano de Máster en Técnicas Osteopáticas del Aparato Locomotor pela Escuela de Osteopatía de Madrid. Mais um importante complemento para atualizar conhecimentos e crescer enquanto profissional de saúde.

O IPLeiria muito contribuiu para o ser humano e a profissional que sou hoje. Entre os bons momentos e os menos bons, todos eles contribuíram para o meu crescimento.

Espero que a Rede IPLeiri@lumni continue a manter contacto com os antigos estudantes, pois todos nós devemos ter o “bichinho” de estudar para o resto da vida!

Para o testemunho curto clique aqui