Alexandre Olival

13 Abril, 2018

Chamo-me Alexandre Olival. Sou um Madeirense de gema infiltrado no continente e também licenciado em Engenharia Informática pelo IPLeiria. Iniciei o curso em 2012 e terminei em Janeiro de 2017, com um Erasmus em Milão pelo meio.

Até hoje, defendo que dificilmente há um melhor curso de Engenharia Informática em qualquer outra instituição. Além de um bom currículo nas Engenharias no geral, o IPLeiria tem uma fortíssima qualidade de ensino na área de informática com um grande ênfase na parte prática (não descorando a teoria) que é extremamente valiosa no mercado de trabalho – como posso agora constatar!

Do meu tempo de estudante em Leiria guardo as memórias da melhor altura da minha vida: desde a praxe até às noitadas nos projetos, dos auxiliares aos professores, das atividades às oportunidades. A academia e a instituição continuam-me a ser muito queridas, e já dei por mim a ainda ter de as representar – com muito gosto.

Após o terminus do meu curso, foquei-me em finalmente dar atenção à avalanche de propostas de trabalho que entupiam a minha caixa de entrada de email e LinkedIn (mais uma vantagem e mostra de exposição que o IPLeiria dá). Tal fenómeno deu-me a mim (como dará a todos os recém-licenciados em Engenharia Informática pelo IPLeiria) o privilégio da escolha. Escolhi então aceitar uma posição como Web Developer (engenharia de software de aplicações para a Internet) numa agência de marketing digital em Lisboa – Diamond – na qual trabalho com clientes extremamente importantes e aliciantes, internacionais e nacionais.

Quanto a projetos pessoais: o primeiro emprego e transição para o mercado de trabalho na nossa área pode ser muito overwhelming, pelo que decidi manter um blogue no Medium que documenta a minha viagem desde o início da minha carreira e tenta dar conselhos com base na minha experiência. Por se focar mais na esfera humana, acaba por também ser interessante para qualquer recém licenciado estando ou não na área (embora a “audiência-alvo” sejam os estudantes e recém-licenciados de Engenharia Informática). O blogue já ganhou tração, pelo que fui convidado pela “Hacker Noon” a convertê-lo em publicação para o seu site. Deixo no final o link do meu perfil do Medium e convido-vos a dar uma vista de olhos (especialmente os finalistas!).

Espero que fazer parte da rede alumni signifique que nunca perca uma relação de proximidade com a minha caríssima alma mater e tenha oportunidade de partilhar as minhas experiências como forma de retribuir tudo o que me foi cultivado na instituição a nível pessoal, e oportunidades que me foram dadas a nível profissional.

Obrigado IPLeiria! Engenharia Informática, A-Hoo!

Medium: https://medium.com/@alex.olival
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/alexolival/
Facebook: https://www.facebook.com/alexandre.olival
Twitter: https://twitter.com/lex_olival

Para o testemunho curto, clique aqui