Maria Moura

7 Março, 2019

Sou a Maria Moura e licenciei-me em Comunicação Social e Educação Multimédia, atualmente Comunicação e Media, na ESECS, curso que frequentei entre 2012 e 2015.

Durante o percurso no Politécnico de Leiria tive oportunidade de colaborar com a Rádio IPLay, participar em alguns projetos do IPL+ Inclusivo, organizar e apoiar várias edições dos Ciclos de Comunicação e fazer parte do projeto integral Formula Student, em 2013 e 2014. Tive, inclusive a oportunidade de desenvolver um estágio voluntário no departamento de Relações Públicas da Escola Naval, na Marinha Portuguesa.

As minhas melhores memórias prendem-se com a vontade de desistir e com tudo o que me impediu de o fazer: amigos que guardo até hoje, uma panóplia de professores incansáveis e uma série de serviços que se dedicam a 200% aos estudantes. Como trabalhadora-estudante, houve períodos caóticos onde tudo pareceu impossível, inclusive a vida social e pessoal coexistirem com o avassalador mundo profissional e calendário académico.

Noites longas de projetos e trabalhos de semestre no sofá com os meus amigos de curso; trocas de telefonemas entre nós, só para partilharmos os nossos “desesperos”; jantares que me obrigaram a ir para fugir da rotina exigente; dias de maluqueira; rituais e tradições dos estudantes que não deixámos de fazer parte. Sumariamente, são estas as minhas memórias. A licenciatura não é um caminho solitário. Graças aos amigos que encontrei, aos professores e a toda a infraestrutura do IPLeiria tudo foi possível, mesmo no cenário mais negro.

Toda a formação e experiência obtidas no IPLeiria foram importantes para o meu desempenho e resultados de hoje. O verdadeiro início da minha experiência profissional nas áreas de Comunicação e Marketing foi no IPLeiria: desde o apoio na organização de eventos, à cobertura fotográfica e audiovisual, publicação de artigos, construção de identidade/comunicação de alguns projetos.

Em 2015 comecei a trabalhar na Wunderman Cato Johnson Portugal (WCJ) do grupo Young & Rubicam – WPP Portugal. Comecei como Website Executive and Data Maintance, dando apoio, simultaneamente, como Account Executive Junior, tendo chegado numa fase posterior a especialista em Projetos de Otimização e Análise de dados – Analytics and Search Engine Manager.

Nesta agência de Marketing Digital, sediada em Lisboa, tive oportunidade de trabalhar a comunicação em websites das marcas NIVEA, NIVEA MEN, Labello, Eucerin, Hansaplast, Milaneza, Blédina, Tabaqueira (Phillip Morris Portugal), Galp, Dolce Vita, NOWO. Entre estas marcas, quero destacar alguns projetos que fizeram parte do início do meu crescimento nesta área: Dolce Vita, com a execução de ações de comunicação como o premiado conceito Tejo Art Gallery (Bronze, na categoria de Outdoor e formato especial) e a comunicação da primeira Lego Fun Factory; Harmony, também como Account Executive Junior participei no trabalho Harmony – Tenda Armada, premiado com ouro nos Prémios Meios & Publicidade Activação/Guerrilha.

O interesse pela otimização de ferramentas de pesquisa (SEO), experiência de utilizador e a oportunidade de trabalhar estas ferramentas encaminhou-me para a Cofina Media, onde me encontro atualmente, como SEO Specialist no departamento de Digital Business Innovation.

Logo nos primeiros três anos de formação, o IPLeiria proporciona, de facto, muitas oportunidades, para começarmos a crescer e a ‘dar cartas’ fora do ambiente académico, bem como uma formação multidisciplinar e próxima da realidade do mercado de trabalho. Mesmo na obtenção do grau mestre noutra instituição contei com o apoio do IPLeiria.

Espero que a Rede Alumni continue a contribuir para que nos sintamos próximos do Instituto.

Para o testemunho curto clique aqui